As mulheres são a maioria na população brasileira, e o ginecologista é na imensa maioria das vezes, o médico a quem a mulher recorre primeiro quando precisa de cuidados com a saúde. Toda mulher deveria ter um médico ginecologista acessível para chamar de seu.

As últimas estatísticas da Organização Mundial de Saúde indicam que as grandes causas de mortalidade feminina não são questões relacionadas a ginecologia e obstetrícia; como as doenças cardiovasculares e respiratórias, porém existe a grande chance desse médico ser o primeiro a ter contato com a mulher portadora de algum desses agravos. E esse médico precisa saber o que fazer.

Cabe ao ginecologista fazer a solicitação de exames de rotina e estar apto a detectar possíveis alterações nestes exames e saber tratar, ou encaminhar para um especialista se for o caso. A visita ao consultório do ginecologista precisa ser no mínimo anual, ou a cada seis meses em casos individualizados.

Ainda está muito enraizado culturalmente nas famílias brasileiras a mulher que cuida do marido, dos filhos e esquece de si mesma. É possível prevenir a grande maioria das doenças, e mesmo quando não é, o diagnóstico precoce pode curar na quase totalidade das vezes.

Algumas dicas para a saúde feminina:

1- Crie um tempo para você

Pratique alguma atividade que goste, medite, faça algo por você. Até mães com crianças pequenas conseguem dar um jeitinho. Todos em sua volta se beneficiarão.

2 – Tenha hábitos de vida saudáveis.

Pratique atividade física, evite gorduras, açúcares e carboidratos simples. Parece clichê, mas essa é a receita para vida longa e saudável. Estilo de vida saudável previne câncer, doenças cardiovasculares e mantem a fertilidade.

3- Durma bem.

Durma de 7 ou 8 horas por noite. Horas a mais ou a menos podem afetar sua memória, aprendizado e estabilidade emocional.

4- Não se cobre tanto

O papel da mulher multitarefas, que faz tudo com perfeição e um sorriso no rosto simplesmente é cruel. Ninguém precisa dar conta de tudo. Faça o seu melhor, esteja presente. Nem tudo é prioridade.

5- Visite seu ginecologista

Esse é o médico que vai estar presente em todas as fases da sua vida. O check up anual ou semestral com o ginecologista é fundamental para a manutenção da saúde.